Sobre o ENAPA

O Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA) é um momento que propicia importante troca de saberes e ampliação do conhecimento na área da convivência familiar onde a adoção se insere a partir das falas dos diversos segmentos da proteção à infância e adolescência. Além disso, oferece aproximação e integração entre os Grupos de Apoio à Adoção (GAAs) das diversas regiões geográficas do país e a possibilidade de se obter um levantamento de conteúdos que podem ser trabalhados nos GAAs de acordo com as necessidades surgidas, conforme a realidade e possibilidades de cada local.

A vasta rede de Grupos de Apoio à Adoção existente no Brasil, além de demandar a necessidade de trocar experiências, estreita as relações com os órgãos governamentais, bem como fortalece as articulações para a defesa do direito à família para todas as crianças e adolescentes. Assim, em 25 de maio de 1996, realizou-se o 1o Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA) na cidade de Rio Claro (SP). A partir daí o evento vem acontecendo anualmente, privilegiando diversas regiões geográficas.

O ENAPA é um evento nacional que discute diversos aspectos do instituto da adoção, envolvendo todos os atores sociais que têm participação direta e indireta na sua operacionalização e na Rede do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
Para se compreender a importância das realizações do Movimento de Apoio à Adoção, faz-se mister entender as transformações sociais, legais, culturais realizadas neste período.

Diante do atual contexto da Pandemia da Covid-19, por dois anos precisamos manter o distanciamento social, resultando assim em um ENAPA no formato online, que vem sendo utilizado nos mais variados eventos, o que permite um longo alcance, atingindo um maior número de participantes e em pouquíssimo tempo. Porém com o avanço da aplicação vacinal e a liberação da realização de eventos, guardando os devidos cuidados, com distanciamento social, uso de máscara e álcool para a limpeza das mãos, acreditamos que será possível fazer um evento também presencial. Portanto, em 2022 pela primeira vez a ANGAAD realizará um ENAPA híbrido, com a presença dos participantes inscritos e convidados e também com o recurso de participação “online ”, simultaneamente.

Após reflexões das diretorias da ANGAAD, foi repensada a metodologia do evento, para que fosse diferenciada dos ENAPAs anteriores e compreendido que o trabalho em rede, envolvendo os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente, é capaz de lutar pelo direito de toda criança e todo adolescente viverem em uma família que os protejam e os amem.

Por isso buscamos representar esta ideia com a temática da construção de redes, para que se compreenda a importância de se estabelecer e fortalecer parcerias para transformar a realidade de crianças e adolescentes que vivem dentro dos Serviços de Acolhimento.

Vale ressaltar que é através das trocas ocorridas nos ENAPAs, que mudamos conceitos e formamos atitudes, porque estes são espaços de relevantes reflexões ampliadas, compreendendo o conceito de adoção como multidisciplinar, interdisciplinar e, porque não dizer, transdisciplinar, uma vez que, reúne conhecimentos de diversas áreas.

Além disso, o conceito de adoção é tão abrangente que tem como uma das características a transversalidade, porque perpassa pela história, ética, políticas públicas, saúde, educação, meio ambiente e sustentabilidade, entre outras.

ENCONTROS NACIONAIS DE APOIO À ADOÇÃO

Objetivo geral:

Possibilitar um espaço para refletir, discutir e organizar uma mobilização em torno da situação das crianças e adolescentes institucionalizados, na perspectiva de fortalecer uma cultura de adoção no Brasil.

Objetivos específicos:

– Propiciar a atualização dos GAAS nas metodologias de trabalho adotadas com as famílias adotivas, juntamente com todo o sistema envolvido na proteção dos direitos da criança e do adolescente.

– Incentivar reformulações nos trâmites legais do procedimento adotivo numa busca de assegurar a celeridade e a superação dos limites que ainda permeiam esse contexto.

– Estimular e difundir mecanismos que garantam a convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

– Estimular o trabalho desenvolvido pelas organizações governamentais e não governamentais, na perspectiva de ampliar as políticas públicas que priorizem o atendimento à criança e ao adolescente.

ENAPAS ANTERIORES
DATA DESCRIÇÃO TEMA CULTURAL GAA RESPONSÁVEL CIDADE/UF
2021 2º ENAPA ONLINE

25 Anos do Movimento Nacional de Apoio à Adoção

ANGAAD Internet
2020 1º ENAPA ONLINE

Família: Como garantir esse direito?

ANGAAD Internet
2019 XXIV ENAPA Construindo Histórias, Transformando Vidas GAAA – Blumenau Blumenau – SC
2018 XXIII ENAPA Adotar é mais que Bonito AFAGAS – Sidrolândia Bonito – MS
2017 XXII ENAPA Família, Direito de Todos, Sonho de Muitos Acalanto – Fortaleza Fortaleza – CE
2016 XXI ENAPA Adoção, um laço de amor Instituto Filhos Caxias do Sul/RS
2015 XX ENAPA Vivências e Convivências Bemquerer Belo Horizonte/MG
2014 XIX ENAPA Desafios da Maturidade – Cuiabá Ampara Cuiabá/MT
2013 XVIII ENAPA Adoção… Razão ou coração? Projeto Semente Jundiaí/SP
2012 XVII ENAPA Unir para cuidar Aconchego Brasília/DF
2011 XVI ENAPA Adoção e suas histórias Adoção Consciente Curitiba/PR
2010 XV ENAPA Adoção: O Brasil que fala GAAM Campo Grande/MS
2009 XIV ENAPA Terra Adotiva GAASP São Paulo/SP
2008 XIII ENAPA Adoção: novos rumos e ritmos GEAD Recife Recife/PE
2007 XII ENAPA Adoção: medos e expectativas GEAA Renascer Belém/PA
2006 XI ENAPA Adoção: Um destino na sua mão Quintal de Ana Niterói/RJ
2005 X ENAPA Adoção: Os Vários Lados Dessa História GEAAGO Goiânia/GO
2004 IX ENAPA Afeto, humanismo e dignidade. Criança não pode escolher, você pode Belo Horizonte/MG
2003 VIII ENAPA Adoção: incluso e cidadania Grupo Família Interativa Itajaí/SC
2002 VII ENAPA Viver em família – um direito da criança GAAR Refúgio Mogi das Cruzes/SP
2001 VI ENAPA Famílias: sonho ou realidade? Esperança + amor = felicidade Projeto Recriar Família e Adoção Curitiba/PR
2000 V ENAPA Os direitos da família adotiva, a cultura da adoção, cidadania e adoção Terra dos Homens Rio de Janeiro/RJ
1999 IV ENAPA Adotar um filho é adotar a vida Projeto Acalanto Natal/RN
1998 III ENAPA GEAAF GEAAF Florianópolis/SC
1997 II ENAPA Fonte de encorajamento às adoções necessárias GEAADI Itapetininga/SP
1996 I ENAPA Construir um grande e belo mosaico Adote Rio Claro/SP