Enapa

 

 

—- MANHÃ —-

08h30 às 18h30 – Recepção/credenciamento presencial.

09h00 às 12h00 – *WORKSHOP ANGAAD (Parte 1).

12h00 às 13h30 – ALMOÇO.

—- TARDE —-

13h30 às 14h30 – *WORKSHOP ANGAAD (Parte 2).

(*) WORKSHOP ANGAAD: Restrito aos dirigentes/coordenadores representantes de GAAs do país para troca de experiências, treinamentos e reflexões temáticas.

14h30 às 16h00 – ASSEMBLEIA GERAL ANGAAD.

—- NOITE —-

18h30 às 19h00 – BOAS VINDAS – Cerimonial e Apresentação Cultural (Contação de história: História de Araxá e relação com o movimento local de adoção).

19h00 às 19h45 – ABERTURA OFICIAL COM MESA DE AUTORIDADES.

19h45 às 21h15 – MESA DE ABERTURA – Roda de Conversa com o tema: A importância da parceria dos GAAs com os atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA (profissionais do Judiciário, Ministério Público, Secretaria Nacional de Assistência Social, CNJ e CONANDA com mediação da Diretoria de Relações Institucionais da ANGAAD).

Participantes

Debatedores: Dr. José Roberto Poiani (Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberlândia); Dr. André Tuma Delbin Ferreira – (Promotor de Justiça, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Triângulo Mineiro); Juliana M. Fernandes (pesquisadora da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS); Patrick James Reason (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA); Ivânia Ghesti (Conselho Nacional de Justiça – CNJ); Hália Pauliv (GAA Adoção Consciente – GAACO/Curitiba-PR).

Mediadora: Sara Vargas (Diretora de Relações Institucionais da ANGAAD e Diretora Técnica da Associação Pontes de Amor/Uberlândia-MG)

21h15 às 23h00 – COQUETEL DE ABERTURA.

—- MANHÃ —-

08h45 às 09h00APRESENTAÇÃO CULTURAL.

09h00 às 10h30 – MESA REDONDA 1 – Tema: Filhos adotados: reflexões sobre o direito à própria história. Espaço de apresentação da Associação Brasileira de Apoio a Pessoas Adotadas (ADOTIVA) e sua interface com os GAAs e ANGAAD.

Participantes

Expositores: Alexandre Francisco Lucchese (idealizador da ADOTIVA); Lídia Natália Dobrianskyj Weber (Escritora e pesquisadora da UFPR)

Debatedora: Verônica Aparecida Pereira (Assessora em Psicologia na Diretoria Técnica da ANGAAD e representante do GAAD Acolher/Dourados-MS).

Mediadora: Jussara Marra (Vice-Presidente da ANGAAD e Presidente do GRAAU/Uberaba-MG).

10h30 às 10h45 – DEPOIMENTO

Depoente: Jaqueline de Fátima Batista Guimarães (GAA Aquecendo Vidas/Araxá-MG).

10h45 às 12h30 – INTERVALO (BATE-PAPO INTERATIVO).

SESSÃO DE BANNERS: APRESENTAÇÃO DE PESQUISA E EXPERIÊNCIAS DE BOAS PRÁTICAS RELACIONADAS À ADOÇÃO. Espaço aberto aos GAAs, estudantes/pesquisadores de Universidades e profissionais da Rede do SGDCA que se inscreverem, para a apresentação de seus trabalhos, pesquisas e boas práticas. Os trabalhos deverão atender a padronização estrutural dos banners e enviar um representante para permanecer ao lado do seu banner, durante o dia e horário selecionados.

Coordenação: Claudia Julião (Universidade Federal do Triangulo Mineiro – UFTM /Uberaba-MG).

12h30 às 14h – ALMOÇO.

—- TARDE —-

14h00 às 15h30 – MESA REDONDA 2 – Tema: Provimentos 36/2014 e 116/2021 do CNJ: análises institucionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Participantes

Expositores: Dr. Fernando Moreira Freitas da Silva (Juiz da 2ª Vara Cível da comarca de Sidrolândia-MS); Dr. André Tuma Delbin Ferreira (Promotor de Justiça, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Triângulo Mineiro).                                                                                                                                             

Debatedor:   Francisco Claudio Medeiros Junior (Vice-Presidente e Diretor Jurídico do Acalanto Natal-RN).                                                                

Mediadora: Thandra Pessoa de Sena (Diretora Jurídica da ANGAAD e Diretora Jurídica – GAPAM/Manaus-AM)

15h30 às 15h45 – APRESENTAÇÃO CULTURAL.

16h45 às 16h15 – INTERVALO.

16h15 às 17h30 – MESA REDONDA 3 – Tema: “Experiências dos Serviços de Acolhimento Institucional e Acolhimento Familiar e suas interfaces com a Adoção e os GAAs”.

Participantes

Expositores:  Dra. Mara Lúcia Silva Dourado (Promotora de Justiça de Defesa da Infância e Adolescência de Araxá-MG); Dr. Dimas Ramon Esper (Juiz da 2ª Vara Criminal da Infância e da Juventude da Comarca de Araxá/MG); Maria Aparecida Silva (Acolhimento Institucional Jundiaí-SP); Taciana Pinto de Almeida (Acolhimento Institucional Araxá-MG); Ana Paula Coelho Martins (Acolhimento Institucional Araguari-MG); Aline Aparecida Borges Rodrigues (Acolhimento Institucional Uberaba-MG).

Mediadora: Angélica Gomes da Silva (Assessora em Serviço Social na Diretoria Técnica da ANGAAD e representante do Grupo de Apoio à Adoção de Uberaba – GRAAU/ Uberaba-MG).

17h30 às 19h00 – MESA REDONDA 4 – Tema: “Adolescentes no Serviço de Acolhimento: garantia de direitos e o papel dos GAAs.

Participantes

Expositores: Maria da Penha Oliveira da Silva (Coordenadora do Projeto PIPA Aconchego/Brasília-DF); Patrick James Reason (CONANDA – Pesquisa Minha Vida Fora Dali).

Mediadora: Nayana Finholdt Shimaru Almeida (Associação Pontes de Amor/Uberlândia-MG);

Depoente: Kevyn William Godoy Campos (Araxá-MG).

—- NOITE —-

21h – NOITE FESTIVA (POR ADESÃO).

—- MANHÃ —-

08h45 às 09h – APRESENTAÇÃO CULTURAL.

09h00 às 09h45 – PALESTRA – Tema: “Construindo Redes”.

Palestrantes: Maria Sueli Lima dos Santos (Assessora em Serviço Social na Diretoria Técnica da ANGAAD) e Paulo Sergio Pereira dos Santos (Presidente da ANGAAD).

09h45 às 10h30 – DEPOIMENTO 2 (Multiplicadores do processo de formação de pretendentes à adoção – experiência do grupo – GIPA/Uberaba-MG).

Depoente: Claudia Julião (Universidade Federal do Triangulo Mineiro – UFTM /Uberaba-MG).

10h45 às 11h – INTERVALO.

11h00 às 11h45 – PALESTRA –  Tema: “Aquecendo Vidas”.                                                                     

Palestrante: Luiz Schettini Filho (Filósofo, teólogo, psicólogo clínico, escritor e representante da APEGA e GEAD Recife-PE).

11h45 às 12h30 – ESQUETE/MONÓLOGO –  Tema: “A arte de construir redes e aquecer vidas”.

Ator convidado: Luciano Pedro Estevão (Diretor Financeiro da ANGAAD e representante do GAA Anjos da Vida/Balneário Camboriú-SC).

—- TARDE —-

12h30 às 14h – ALMOÇO.

14h00 às 16h30 – CICLO DE CURTAS PALESTRAS – Apresentação de temáticas específicas no modelo de conferências do tipo TEDs (12 min).

Palestrantes:  

    1. Busca Ativa (Kelly Rufino);
    2. Entrega Legal (Wiataiana de Freitas);
    3. Adoção e Educação (Eneri Albuquerque);
    4. Devolução, desistência ou re-abandono? (Cláudio Medeiros);
    5. Engajamento/militância do voluntariado na Adoção (Luciano Estevão);
    6. Parcerias GAAs/TJs (Sara Vargas);
    7. Jovens na Adoção (Jussara Marra);
    8. O tempo da criança (Sheyla Alves);
    9. T.R.A.M.A e Adoção (Cristiane Mirza);                                                                                                         

16h às 16h30 – INTERVALO.

16h30 às 17h – APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS CONSTRUÍDOS NO ENAPINHA E ENAPA JOVEM.

17h às 18h – ESPAÇO ANGAAD – Lançamento do ENAPA 2023.

—- NOITE —-

18hLANCHE FESTIVO DE ENCERRAMENTO (com musical e dança circular).