Apresentação de Trabalhos

Durante o XXV ENAPA, contaremos com socialização de trabalhos de pesquisa, de extensão e relato de experiências realizados por Grupos de Apoio à Adoção, docentes, discentes e demais profissionais que compartilham seus estudos e vivencias sobre o tema Adoção sob diferentes olhares e que estejam relacionados à família, criança e adolescente e convivência familiar. Haverá apresentação de trabalhos de forma presencial e remota.

Quem pode participar:  

Grupos de Apoio à Adoção, estudantes, professores e demais profissionais de diferentes áreas do saber como: Psicologia, Serviço Social, Direito, Medicina, Pedagogia, Jornalismo, Enfermagem, entre outras áreas afins.

Normas para envio dos resumos:  

  1. Deve conter de 400 a 500 palavras, texto justificado, fonte Arial, tamanho 12 e com espaço simples entre as linhas;
  2. Formato do resumo: título em letras maiúsculas centralizado e em negrito; abaixo a direita os nomes dos autores e, por extenso e entre parênteses, a instituição a qual são filiados, cidade, estado. O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, citações, referências bibliográficas e nem figuras. Deve conter: Introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados, discussão e considerações finais e palavras-chave, conforme modelo disponível CLICANDO AQUI
  3. Ao enviar o trabalho, os autores deverão indicar a modalidade de apresentação: presencial ou remota.

Os resumos deverão ser enviados até 11 de maio de 2022, para o e-mail: enapaadocao@gmail.com

Normas para apresentação do trabalho:

Apresentação presencial:

  1. Os trabalhos serão expostos, presencialmente, sob a forma de Pôsteres durante o evento, no dia 10/06 das 10h45 às 12h30.
  2. O pôster deve medir 90 cm de largura por 1,20 de altura e deverá ser fiel ao resumo avaliado pela Comissão Científica.
  3. Utilizar fonte em tamanho capaz de ser visualizado à distância (sugere-se fonte Arial, 72 para título, e 36 para texto). Ao utilizar imagens deve-se atentar para a necessidade de autorização para divulgação, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13.709/2018).
  4. Para a elaboração do pôster, poderá ser utilizado o modelo disponível CLICANDO AQUI.
  5. Pelo menos um dos autores deverá estar presente durante a sessão de exposição dos pôsteres e poderá oferecer aos participantes do evento um resumo de seu trabalho.
  6. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento.
  7. Será emitido somente um certificado, mesmo que o trabalho tenha vários autores.

Apresentação remota:

  1. Os trabalhos serão apresentados em salas virtuais do Google Meet, no dia 10/06 das 10h45 às 12h30.
  2. Os links das salas virtuais serão informados aos autores, via e-mail e disponibilizados na página do evento.
  3. Cada trabalho deverá ser apresentado em até 10 minutos e após as apresentações haverá momento para perguntas e discussão.
  4. Pelo menos um dos autores deverá estar presente na sala virtual e poderá utilizar recurso visual (slides em PowerPoint, arquivo em PDF, Prezi, etc) para fazer a apresentação de seu trabalho.
  5. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento.
  6. Será emitido somente um certificado, mesmo que o trabalho tenha vários autores.

 Seleção dos trabalhos e Comissão Científica:

  1. O espaço físico do evento comportará o número máximo de 30 trabalhos para apresentação presencial e a área virtual 60 trabalhos para apresentação remota, tendo como critérios foco na temática, relevância social e utilização das normas.
  2. A Comissão Científica será composta por profissionais de reconhecida expertise na temática da adoção e, ao selecionar os trabalhos até dia 16/05/2022, encaminhará um e-mail ao autor principal, com o resultado da seleção.
  3. Quaisquer dúvidas em relação às presentes normas e/ou envio de trabalho poderão ser dirigidas para: enapaadocao@gmail.com

Cláudia Helena Julião
 Coordenadora da Comissão Científica
do XXV ENAPA Araxá – MG